Featured

animals_banner

As surpreendes formas de visão dos animais

Tendemos a assumir que o mundo é da forma que o enxergamos, mas na verdade, a forma como enxergamos é apenas uma das milhares de maneiras possíveis para interpretar as informações contidas nas imagens.
A forma de visão de cada ser vivo é optimizada através de milhares (até milhões em alguns casos) de anos de seleção manual, provendo assim maior chance de sobrevivência.
Nós humanos temos visão tricomática, ou seja, possuímos três tipos da células responsável por detectar cor, sendo cada tipo responsável por um “tom” de cor (vermelho, azul e verde). Não conseguimos ver, por exemplo, raios ultravioletas nem infravermelhos. Já estomatópode, nome dado a crustáceos marinhos, possuem 12 tipos de pigmentos da células responsáveis por detectar cor. Resultando assim na capacidade inimaginável de detectarem 1 trilhão de cores. Em comparação, o olho humano é capaz de detectar “apenas” 10 milhões de cores.

Comprimento de onda Mantis Shrimp

Visão de um estomatópode

Cobras necessitam de boa visão noturna, para melhor identificar suas presas durante a noite. Por isso possuem menos células capazes de detectar cor e mais células que detectam brilho. Além disso, as cobras são capazes de detectarem calor (visão térmica) de presas próximas, como ratos a poucos metros.

Visão de uma cobra

Visão de uma cobra

Pela distância de nossos olhos, estamos acostumados a termos um único campo de visão, ou seja, o campo de visão de um olho se une ao do outro olho. Porém em equinos, como cavalos, seus olhos estão tão distantes que apenas a visão lateral é vista, criando assim dois campos de visão separados.

Visão de um cavalo

Visão de um cavalo

Diferentemente do que muitos pensam, morcego não são cegos. Com a visão preto e branco, que não os prejudica uma vez que eles tem apenas hábitos noturnos, os morcegos contam ainda com um sistema de ecolocalização, um sistema de biossonar onde ondas sonoras são emitidas e ao baterem em um obstáculo e retornarem ao morcego, eles conseguem calcular a distância do obstáculo baseado no tempo necessário para tal onda voltar.

Visão de um morcego.

Visão de um morcego

Featured

Leave a comment