Sem categoria

aurora

Aurora Boreal

Os belos e curiosos raios verdes que compõem a aurora boreal são artifícios de inspiração para obras artísticas e lendas desde períodos onde a ciência não sabia justifica-los.
A aurora Boreal é causada pelos ventos solares, que carregam partículas liberadas em explosões solares, que ao atingirem o campo magnético da Terra provocam essa sublime luminosidade no céu.
Esse fenômeno é mais comum no hemisfério norte, no período de setembro e outubro e de março a abril, isso porque a terra está mais próxima do Sol, sendo mais fácil as tempestades solares “atingirem” a Terra.

O nome “aurora boreal” foi cunhado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e Bóreas, deus grego representando os ventos nortes.
A chamada “cortina de raios” é formada sempre alinhada com a direção do campo magnético da Terra, e tem a tonalidade verde quando acontece em camadas altas da atmosfera (200 km de altitude) e uma tonalidade vermelho escuro quando acontece em baixas camadas da atmosfera.

Este site reúne 29 fotos de Aurora Boreal, confira.

Sem categoria

Leave a comment