Sem categoria

Blog_29-10

Como a profundidade de campo é usada no cinema

Profundidade de campo é o termo usado em óptica para delimitar o espaço de foco que temos em uma imagem, seja ela vista por nossos olhos, por uma câmera digital ou de película. Assim, imagens que estão fora do plano focal ficam desfocadas e sem nitidez.
Podemos identificar tal efeito posicionando um objeto, como sua mão, a 10 centímetros dos olhos e alternar o foco entre o objeto e o fundo. Quando forçamos para enxergar o objeto próximo, o fundo torna-se borrado, enquanto quando atentamos o olhar para o fundo, o objeto torna-se desfocado.
DOF

Tal técnica é amplamente usada na fotografia e no cinema, uma vez que aumenta o tom dramático de uma imagem ou força a atenção do espectador para determinado ponto quando utiliza-se pouca profundidade de campo, gerando planos extremamente desfocados.

DOF1

Neste quadro do filme “Um Ato de Liberdade”, o personagem destaca-se da multidão pela utilização de pouca profundidade de campo e foco seletivo no personagem.

DOF2
Já neste quadro do filme “Cidadão Kane” o caminho comprido que une-se ao horizonte tem seu final desfocado aumentando a dramaticidade e exagera a percepção de distância da estrada.

Sem categoria

Leave a comment