Sem categoria

goldenhour

Hora de Ouro

A hora de ouro é o período referente ao pôr do sol onde os raios do sol chegam a superfície mais avermelhados e “dourados”, daí o nome “hora de ouro”.

Essa coloração acontece devido ao ângulo do sol. Quando ele se encontra a cerca de 10 graus com o horizonte seus raios precisam percorrer maior distância no horizonte, diminuindo o comprimento de onda da luz e, portanto, sua coloração.

Em fotografia e cinematografia esse período é muitas vezes chamado de “hora mágica”, pois há uma diminuição no contraste, ou seja, o preto “torna-se” mais claro e a claridade não fica tão branca. Aproveita-se também do fato da luz ser mais difusa, ideal para retratos.

Geralmente aproveita-se desse período para fotografia de paisagens. No caso de paisagem rural para exibição do sol junto ao campo e no caso de paisagem urbana, geralmente, temos a tonalidade avermelhada nos prédios e a sombra nas ruas.

goldenhour2

Após a hora de ouro, temos a “hora azul” referente ao período depois que o sol já desceu o horizonte (ou ainda não subiu, no caso do nascer do sol) e temos o residual de iluminação indireta do sol.

Sem categoria

Leave a comment