Sem categoria

Cor amarela

Isso não é amarelo

A imagem que você vê a cima, não é amarelo.

Como explicamos no post “Seu vermelho é o mesmo que o meu vermelho?” , cor não existe fisicamente, na verdade ela é criada em nosso cérebro. Nosso cérebro interpreta certos comprimentos de onda da luz transformando em determinada cor.

Quando vemos uma flor amarela, um girassol por exemplo, ela está recebendo todo o espectro de comprimentos de ondas da luz do sol, e deixando de absorver (ou seja, refletindo) apenas o comprimento correspondente ao que interpretamos como amarelo. Com isso, nosso cérebro recebe apenas a informação “amarelo”.

Já na tela de seu computador, os pixels que emitem as imagens só conseguem produzir vermelho, azul e verde (como podemos ver na imagem abaixo). Eles usam a combinação dessas três cores para criarem todas as cores que você enxerga em seu monitor, celular e televisão.

Pixels

O porquê somos enganados por nosso cérebro para acreditarmos que estamos vendo amarelo é que o comprimento de onda referente a amarelo está entre vermelho e verde, logo, os pixels dos monitores ficam metade verde e metade vermelho, e como são tão pequenos nosso cérebro não consegue distinguir do “verdadeiro amarelo”.

Sem categoria

Leave a comment