Sem categoria

luzBlog

Luzes nocivas ao olhos

O espectro de luz nos permite a visualização completa de quase tudo que nos cerca. Porém, existe certas partes do espectro que são nocivas a saúde de nossos olhos.

A mais conhecida dela é a luz ultravioleta. Muitas vezes chamada de radiação Ultravioleta, são feixes de luz com comprimento de onda – tamanho da repetição da onda – extremamente curto, tão curto que nosso olho é incapaz de captar a informação deles. A exposição constante a tal radiação, provoca envelhecimento precoce, catarata e câncer de pele. Para proteção dos olhos é fundamental o uso de óculos solares com lentes que possuem a proteção UVA e UVB. Para a pele recomenda-se o uso de protetor solar, mesmo em dias nublados.

Assim como a luz ultravioleta, que possui grande quantidade de energia devido a seu curto comprimento de onda, a luz azul possui efeitos nocivos ao olhos. Muito presente nas telas de aparelhos eletrônicos, a luz azul causa na maioria dos casos fadiga visual, mas estudos recentes mostram que ela pode estar relacionada com Degeneração Macular.

A luz de computadores causa outro efeito em nossos olhos. A Síndrome da Visão de Computador, onde a fica com os olhos ressecados e pode passar a ter falsa miopia – mudança da dioptria do olho ao passar muito tempo olhando para algo próximo demais dos olhos.

Outro grande perigo é a intensidade da luz que atinge nossas retinas. Olhar diretamente para o sol ou para um laser, pode causar queimaduras irreversíveis nas células dos olhos

Sem categoria

Leave a comment