Featured

olhovscamera

Olho humano vs câmera fotográfica

O funcionamento do olho humano quando comparado com uma câmera fotográfica digital mostra a complexidade e imensidão de funções que o olho humano é responsável para prover a imagem da qual enxergamos.

Córnea vs Vidro da Lente
A córnea é a parte mais externa do olho, ficando em contato com o ar sempre que o olho está com a pálpebra levantada. É na córnea que acontece grande parte do fenômeno da refração da luz, assim como no vidro externo das lentes de câmeras fotográficas

Pupila vs Abertura da Lente
A pupila, que é um “buraco”, tem seu tamanho determinado pela quantidade de luz disponível no ambiente. Em locais escuros a pupila dilata-se aumentando a quantidade de luz que chega aos olhos, assim como a lente que tem sua abertura regulada para que a quantidade exata chegue até o sensor da câmera, não deixando a foto nem muito clara, nem muito escura.

Cristalino vs Foco da Lente
A capacidade de visualizar objetos próximos, como livros e celulares, e também de enxergar objetos a dezenas de metros de distância é atingida com o relaxamento ou contração do cristalino, que aumenta o “grau do olho” para focar corretamente o objeto. Tal mecanismo também é disponível nas lentes de câmeras fotográficas, mas ao invés da contração dos vidros da lente, há um afastamento dos vidros para focalizar objetivos em diferentes distâncias

Retina vs Sensor
Composta por células sensíveis à luz, chamadas de fotorreceptores, a retina é responsável por absorver toda luz que entra no olho e transformar essa luz em sinais emitidos para o nervo óptico que serão traduzidos pelo cérebro. Já na câmera fotográfica o sensor da câmera é que possui células sensíveis à luz, chamados de fotodiodos.

Cérebro vs Processador
Quando os sinais emitidos pela retina chegam ao cérebro, a informação da imagem é traduzida para revelar o que “nossos olhos estão enxergando”. O processador digital da câmera fotográfica exerce função parecida, traduzindo a informação que o sensor o informou e “salvando-a” em um arquivo de imagem que posteriormente visualizaremos.

Confira o post onde falamos “Quantos megapixels são equivalentes ao olho humano?”

Featured

Leave a comment