Sem categoria

Tapetum-Lucidum-mussum

Olhos brilhantes

Já se perguntou o porquê gatos, cachorros e outros animais saem com os olhos estranhamente brilhantes em fotos com flash?

Isso ocorre devido a uma membrana que animais possuem atrás da retina chamada Tapetum Lucidum, ou “Cortina brilhante”, que trabalha como um espelho que reflete a luz dentro dos olhos dos animais para que seja absorvida novamente.

Esse elemento justifica como os animais conseguem ver melhor que os seres humanos no escuro, uma vez que a luz que chega a seus olhos é quase que completamente coletada pela retina – órgão responsável por captar a luz que será interpretada como informação visual no cérebro.

Fundo do olho de um bezerro

Fundo do olho de um bezerro

A variação na cor do brilho dos olhos está relacionada a espécie do animal, que possui o interior dos olhos de cor diferente, consequentemente, refletindo luz de diferente tonalidade.

Diferentemente dos animais, os seres humanos não possuem Tapetum Lucidum, logo não produzem tal efeito. Entretanto o efeito de olhos vermelhos em fotos com flash é relativamente parecido, apesar da causa ser completamente diferente. Na verdade, os olhos vermelhoes em fotos não é causado pelo reflexo da luz na Tapetum Lucidum e sim nos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, revelando um aspecto avermelhado nas fotos.

Sem categoria