Sem categoria

redeye

Olhos vermelhos

Desde o aumento do número das câmeras de filmes e atualmente com a massificação de câmeras digitas, presentes em quase todo celular moderno, temos a popularização de um efeito que acontece com as fotografias com flash: os olhos vermelhos.

As incômodas pupilas vermelhas aparecem em diferente intensidade, mas quase sempre estão presentes nas fotos. É tão comum que câmeras recentes e programas de edição de fotos possuem corretores automáticos para tal efeito.

Isso acontece devido ao ambiente onde as fotos com flash são tiradas: no “escuro”. Em ambientes onde a luz é pouca, nossa pupila dilata-se para que mais luz chegue a retina. Com tal dilatação da pupila e o disparo repentino do flash, a quantidade de luz que entra nos olhos é tamanha, que parte dela reflete de volta.
Como nas “paredes” do globo ocular – mais especificamente na coroide – temos grande quantidade de vasos sanguíneos, esses reflexos “carregam a cor” de tais vasos.

Esse efeito não é de todo mal, crianças que apresentam constantemente apenas um dos olhos vermelhos em fotos, e o outro esbranquiçado ou amarelo pode sofrer de leucocoria. É importante lembrar que apenas o diagnóstico de um oftalmologista qualificado pode diagnosticar tal doença.

Sem categoria

Leave a comment