Sem categoria

estrada

Quão longe o olho humano pode ver?

Conseguimos ver estrelas que estão a quintilhões de quilômetros de distância, mas não conseguimos identificar o rosto de uma pessoa a 500 metros de distância, afinal, quão longe o olho humano pode ver?
Quando vemos um objeto, estamos vendo a luz que saiu de um emissor de luz, como o sol ou uma lâmpada, rebateu no objeto e é focada em nosso olho.
A distância que podemos enxergar depende de quantas partículas de luz, chamadas fótons, o objeto distante “emite” e chega em nossos olhos. A Galáxia de Andrômeda está a 24.300.000.000.000.000.000 quilômetros de distância da Terra e durante a noite somos capazes de enxergar a luz emitida por ela.
Porém devido a curvatura da terra, somos incapazes de ver mais que 5 quilômetros de distância. Por exemplo, se estivéssemos em alto mar, não veríamos um barco que estivesse a mais de 5 quilômetros de distância. Se a terra fosse plana, conseguiríamos ver, no escuro, a chama de uma vela a 48 quilômetros.
Existe ainda a incapacidade de ver detalhes a uma certa distância, chamada de “efeito disco arejado”, onde os objetos tornam-se borrados a uma certa distância. Considerando o olho humano, objetos com menos de um centímetro torna-se totalmente borrado a 100 metros de distância.
Portanto, mesmo que a terra fosse plana e pudéssemos ver a chama de uma vela a 48 quilômetros, jamais conseguiríamos distinguir a vela em si.

Sem categoria

Leave a comment